sexta-feira, 25 de julho de 2014

HERNAN CORTES E A CONQUISTA DO MÉXICO

O ouro asteca para os espanhóis

 Um dos homens de confiança da Coroa espanhola, Hernán Cortez (às vezes também grafado como Hernan Cortes) chegou à América em 1504. Em menos de duas décadas, se transformaria num dos conquistadores mais ricos e poderosos do continente.

"Hernan Cortes e Monteczuma no templo mexicano" - Cena do friso que decora o Capitólio dos Estados Unidos. Pintado em algum momento entre 1878 e 1880 por Constantino Brumidi.

Em fevereiro de 1519, depois de alguns contatos já ocorridos entre espanhóis e astecas, Cortez partiu da atual ilha de Cuba em direção ao continente. Levava consigo onze navios com pouco mais de 600 homens, armados de catorze canhões, muitos arcabuzes, mosquetões e pistolas, além de dezesseis cavalos.

Dois meses depois, ele desembarcou na atual costa mexicana, onde recebeu emissários do imperador Montezuma que lhe ofereceram diversos presentes. As notícias sobre a riqueza e a extensão do Império aguçaram a cobiça do conquistador, que procurou arregimentar homens para suas tropas entre os povos que haviam sido subjugados pelos astecas. Obtido o apoio desses grupos, Cortez marchou em direção à principal cidade asteca, Tenochtitlán, acompanhado de milhares de guerreiros nativos.

Em novembro de 1519, ao entrar em Tenochtitlán, o conquistador foi recebido amistosamente por Montezuma que, acreditando nas previsões de alguns mitos religiosos, interpretou a chegada dos europeus como a volta do deus Quetzalcoatl. Em pouco tempo, porém, ficaria claro o grande equívoco do imperador.

Cortez e seus homens permaneceram vários meses em Tenochtitlán. Quando precisou se ausentar da cidade, seu subs­tituto no comando das tropas acabou deflagrando um conflito de consequências trágicas: ordenou o massacre de cerca de 6 mil nativos no interior de um templo. Ao retornar, Cortez não conseguiu acalmar os ânimos dos astecas.

Em junho de 1520, os astecas revidaram e infligiram pesada derrota aos espanhóis. Em resposta, Cortez buscou novos reforços e sitiou a cidade. Os astecas lutaram até o esgotamento. Finalmente, em 13 de agosto de 1521, o último imperador, Quatemozim, teve de render-se. O Império Asteca foi des­truído e passou ao domínio da Coroa espanhola sob o nome de Nova Espanha, governada por Hernán Cortez.




Nenhum comentário:

Postar um comentário