domingo, 24 de agosto de 2014

ESTADOS  UNIDOS:  SAINDO DA CRISE


 Roosevelt e o New Deal



Franklin D. Roosevelt
Quando ocorreu a crise, os Estados Unidos vinham sendo governados pelo Partido Republicano, que não tinha um programa para tirar o país da crise. Nas eleições de 1932, o eleitorado elegeu Franklin Delano Roosevelt, candidato do Partido Democrata. Ele assumiu a presidência dos EUA no ano seguinte. Em oposição ao Partido Republicano, Roosevelt adotou um vigoroso plano de intervenção estatal na economia, baseado nas ideias do economista inglês John Maynard Keynes. Esse plano ficou conhecido como New Deal (Novo Acordo, em português). Como uma das primeiras medidas, o novo governo emitiu bilhões de dólares, para financiar um programa de investimentos em vários setores da economia.

As principais iniciativas foram as seguintes:

·                 o investimento maciço em obras públicas, tais como a construção de usinas hidrelétricas, barragens, pontes, etc., para  que gerassem emprego e demanda de serviços e produtos das empresas privadas; 
 
O New Deal adotou uma nova política econômica para
os Estados Unidos, baseada numa forte intervenção do Estado.
·                 a destruição dos estoques de produtos agropecuário produzidos em excesso, como algodão, trigo, milho e leite, e com isso conter a queda de seus preços;

·                 a diminuição da jornada de trabalho, com o objetivo de criar novos empregos.

Além disso, o governo fixou um salário mínimo, fortaleceu os sindicatos, incentivou o aumento de salários, criou o seguro-desemprego e o seguro-velhice (para os maiores de 65 anos), entre outras medidas.

Assim estimulada, em 1936 a economia estadunidense já havia voltado aos níveis de produção anteriores a 1929, embora a taxa de desemprego se mantivesse alta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário