quinta-feira, 9 de setembro de 2021

 O que você sabe sobre dona Maria Leopoldina, a primeira imperatriz do Brasil? Há muito que dizer sobre essa senhora em virtude de suas muitas qualidades e realizações.

Primeiro- Nascida em 22 de janeiro de 1797, ela pertencia à família dos Habsburgos, a poderosa dinastia governante do Império Austríaco havia muitos séculos. Sua irmã mais velha havia sido casada com Napoleão Bonaparte. Tinha recebido uma educação refinada, e preparada desde a infância para reinar. Além do alemão, sua língua materna, ela aprendeu inglês, italiano e francês. Era neste idioma que ela viria a conversar com seu marido, o príncipe dom Pedro, com quem se casou, ainda em Viena, por procuração. Seis meses depois do casamento, chegou ao Brasil no dia 5 de novembro de 1817, tendo sido recebida festivamente por dom Pedro e pelo povo do Rio de Janeiro. O casamento definitivo realizou-se no dia seguinte. Ela tinha 20 anos e dom Pedro, 19.
Segundo - Nas palavras do historiador Paulo Rezzutti, autor de uma biografia de Leopoldina, foi em grande parte graças a ela que o Brasil se tornou uma nação. Para ele, a princesa “abraçou o Brasil como seu país, os brasileiros como o seu povo e a Independência como a sua causa”. Foi também conselheira de Pedro em momentos importantes. Um deles foi na decisão do "Fico", em que o dom Pedro optou pela permanência no Brasil, contrariando as ordens que vinham de Lisboa. Outro momento, foi quando ela, presidindo o conselho de ministros, aconselhou dom Pedro, que viajara para São Paulo, a proclamar a Independência do Brasil.
Terceiro - A convivência dela com o marido logo se tornou muito ruim. Dom Pedro era muito mulherengo. Desde 1823, dom Pedro assumiu publicamente sua relação com a amante, a Marquesa de Santos. Leopoldina foi constantemente humilhada pelo marido, tendo de engolir a Marquesa de Santos (e outras mulheres) tendo filhos de dom Pedro! A continuidade dessa situação fez com que Leopoldina sofresse de depressão, e sua saúde foi de mal a pior. Em 11 de dezembro de 1826, após ter sofrido um aborto espontâneo, ela acabou falecendo, um mês antes de completar 30 anos de idade! Era muito querida pela população, até mais do que o próprio imperador.
Quarto - Dona Leopoldina teve quatro filhas mulheres, sendo que a mais velha delas se tornou rainha de Portugal, com o nome de Maria II. Teve também três filhos homens, dos quais dois morreram logo depois de nascer, e o último viria a ser imperador do Brasil, com o nome de dom Pedro II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário