quinta-feira, 9 de setembro de 2021

 GUERRA DE SECESSÃO NOS EUA

A Guerra de Secessão foi travada entre o Norte e o Sul dos EUA. É também chamada de Guerra Civil Americana, porque foi travada entre cidadãos do mesmo país, no caso, os EUA.
Teve início em 1861 e custou a vida de mais de 600 mil pessoas, um número que pode ter chegado a 750 mil. Um conflito dessas proporções só pode ter sido provocado por rivalidades muito sérias. Vejamos os fatos principais:
1. A região Norte dos Estados Unidos era a parte industrial do país e se apoiava no trabalho assalariado; o Sul, ao contrário, era predominantemente agrícola. Produzia algodão para exportação e dependia do trabalho escravo.
2. A burguesia do Norte criticava o trabalho escravo e defendia o protecionismo alfandegário, isto é, o aumento das taxas de importação, para que seus produtos pudessem competir no mercado interno com os produtos vindos da Europa.
3) Os sulistas, ao contrário, além da defesa da escravidão, eram favoráveis ao livre-cambismo, ou seja, uma política de liberdade comercial sem taxas protecionistas.
3. A essas diferenças de ordem econômica se somavam as razões ideológicas. No Norte, a campanha abolicionista se intensificava e surgiam movimentos em favor da emancipação dos escravos. A campanha abolicionista crescia a cada dia e, em 1852, ganhou importante reforço com a publicação do livro A cabana do pai Tomás, de Harriet Beecher Stowe, que narrava a dolorosa existência dos escravos nas fazendas do Sul. Imediatamente, o livro se tornou um best-seller.
4) Ainda havia a questão da expansão do trabalho escravo para novas regiões que estavam sendo incorporadas aos Estados Unidos. O Sul defendia a extensão da escravidão para esses novos territórios; o Norte obviamente era contra.
5. Em meio a esses embates, em 1860 foi eleito presidente dos Estados Unidos o nortista Abraham Lincoln, membro do Partido Republicano. Ele era favorável a uma política protecionista e opunha- -se à escravidão
6) Assim que a vitória de Lincoln foi confirmada, a Carolina do Sul proclamou a separação da União, sendo seguida por outros dez estados sulistas. Juntos, eles formaram uma nova estrutura política nacional, os Estados Confederados da América. O novo país tinha sua capital em Richmond, na Virgínia.
O conflito teve início em 12 de abril de 1861, quando tropas confederadas tomaram de assalto o forte Sumter, na Carolina do Sul, que pertencia à União. Três dias depois, Lincoln declarou guerra à Confederação. O conflito durou quatro anos e culminou com a vitória do Norte. A abolição da escravidão foi decretada em 1º de janeiro de 1863 e reafirmada com a promulgação da 13ª Emenda Constitucional em 1865.
Há muitos filmes que tem a Guerra de Secessão como tema. O mais conhecido é "...E o vento levou", de 1939. O filme tem quatro horas de duração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário