quinta-feira, 9 de setembro de 2021

 HISTÓRIA DA CALÇA JEANS

Em 1848, o ouro foi descoberto na Califórnia. Começou, então, a intensa Corrida do Ouro que atraiu dezenas de milhares de pessoas do leste dos EUA e de diversas partes do mundo.
O ouro era encontrado no leito dos rios, e era só chegar e pegar. Nem todos enriqueceram, mas muitos milionários surgiram do dia para a noite. A exploração do ouro criou muitas oportunidades de negócios. Vários mercadores lucraram com os trabalhos nas minas, para vendas de ferramentas, mantimentos, roupas e lonas. Com o excesso de oferta, o mercado ficou saturado.
O comerciante Levi Strauss tinha um grande estoque de lonas parado e observou que os mineradores precisavam de uma calça mais resistentes. Foi então que teve uma ideia genial. Ele se associou ao alfaiate Jacob Davis e criou uma calça de tecido grosso com rebites, perfeita para aqueles que se dedicavam ao pesado trabalho de mineração, e juntos acabaram batizando sua invenção de calça jeans, em 1853.
Pouco depois, foram adicionados à calça botões de metal e os bolsos traseiros.
Mas o jeans de coloração azul, como conhecemos hoje, surgiu por volta de 1890, quando Levi Strauss começou a tingir as peças com o corante extraído de uma planta chamada Indigus.
Foi somente no século 20 que o jeans passou a ser utilizado como roupa de uso diário. Seu uso foi popularizado pelos filmes de cowboys e por astros do cinema, como James Dean, Marlon Brando e outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário