sábado, 15 de novembro de 2025

 COMO MORREU ABRAHAM LINCOLN

Ele foi assassinado em 14 de abril de 1865, cinco dias após a rendição oficial do confederados (o lado sulista derrotado na Guerra Civil Americana).
Lincoln assistia à peça "Nosso primo americano" (Our American cousin), ao lado da esposa, Mary Todd Lincoln, no Teatro Ford, em Washington, D.C. Ele foi morto por um tiro na cabeça, disparado por John Wilkes Booth, um ator famoso e simpatizante dos confederados.
Booth entrou discretamente no camarote presidencial e atirou em Lincoln pelas costas, atingindo-lhe a cabeça. Depois fugiu pulando do camarote para o palco, gritando: “Sic semper tyrannis!” (em latim, “Assim sempre aos tiranos!”).
Lincoln foi levado inconsciente para uma casa próxima, onde morreu na manhã seguinte, em 15 de abril de 1865.
O assassinato fazia parte de uma conspiração para desestabilizar o governo dos EUA logo após o fim da Guerra Civil. Foi parte de uma maior conspiração planejada por Booth para reviver a causa confederada, eliminando os três oficiais mais importantes do governo dos Estados Unidos.
Os conspiradores Lewis Powell e David Herold foram designados para matar o Secretário de Estado William H. Seward, e George Atzerodt o Vice-Presidente Andrew Johnson.
Além da morte de Lincoln, a trama falhou: Seward foi apenas ferido, e o suposto atacante de Johnson ficou bêbado em vez de matar o vice-presidente.
Depois de uma fuga inicial dramática, Booth foi morto após uma perseguição de doze dias. Powell, Herold e Atzerodt e foram posteriormente enforcados por seus papéis na conspiração.
Também foi condenada Mary Surratt, dona de uma pensão e amiga dos conspiradores, e simpática da causa confederada. Ela foi enforcada em 7 de julho de 1865, junto com outros conspiradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário