terça-feira, 10 de novembro de 2015

GUERRAS ENTRE ESTADOS  UNIDOS 
E  MÉXICO


 O  Texas foi o estopim de uma guerra entre os Estados Unidos e o México. Paralelamente a essa guerra, ocorreu outra guerra menor, localizada, que foi a guerra que resultou da independência da Califórnia.

O Texas pertencia ao México, e essa propriedade era reconhecida, por meio de tratados, pelo governo dos Estados Unidos. Mas desde cedo quantidades crescentes de colonos anglo-americanos vieram estabelecer-se no Texas, recebendo concessões de terras. Ao mesmo tempo em que novos colonos se estabeleciam no Texas, o governo norte-americano formulou, ao México, propostas de compra do território texano, mas foram todas recusadas. Em 1835, a população de origem americana, no Texas, já excedia a mexicana numa proporção de 8 para 1.

Os desentendimentos foram inevitáveis. O problema se agravou quando o governo mexicano tomou medidas no sentido impedir a entrada de escravos em seu país, depois que a escravidão fora abolida no México, em 1829. Os colonos norte-americanos, muitos deles donos de escravos, viram nessa proibição um pretexto para revoltar-se. Ao fim de algumas batalhas, proclamaram a independência do Texas. Uma vez estabelecida a República do Texas, o passo seguinte foi solicitar a anexação aos Estados Unidos, concretizada em 1845.

A guerra  EUA x  México
Quando se tratou de definir as fronteiras do Texas surgiu a guerra entre o México e os Estados Unidos, iniciada no dia 13 de maio de 1846. As forças mexicanas foram vencidas facilmente, e a própria capital do México foi ocupada por tropas norte-americanas. O acordo de paz que se seguiu, assinado em fevereiro de 1848, foi chamado de Tratado de Guadalupe Hidalgo. Ele pevia, entre outras coisas, a cessão de uma área total de 1,36 milhão de km² aos Estados Unidos, com em troca de uma indenização de 15 milhões de dólares. Na área cedida pelo México, constituíram-se os estados norte-americanos do Novo México, Califórnia, Utah, Colorado e Nevada. A partir desse fato, originou-se o refrão: “Pobre México, tão longe de Deus e tão perto dos Estados Unidos”.

A guerra na Califórnia
Sem que tivessem conhecimento da guerra entre os dois países, os colonos norte-americanos que moravam no território da Califórnia também se revoltaram. Um grupo de 33 homens armados ingressou no centro da cidade de Sonoma, e hateou uma bandeira com um urso e uma estrela para simbolizar o nascimento de uma nova República da Califórnia, independente do México. O uso desta bandeira nestas ações conduziu a que fosse chamada como "Bandeira da revolta do urso".

A atual bandeira da Califórnia conserva os elementos características
da bandeira original da República da Califórnia.

 Nesse mesmo dia, os revoltosos capturaram o comandante mexicano da Califórnia, o general Mariano Guadalup Valejjo. Ele foi aprisionado e enviado para o Forte Sutter. Os rebeldes escolheram para o cargo de presidente da nova república o pioneiro William B. Ide, que permaneceu no cargo por 25 dias. A 23 de Junho de 1846, chegou o comandante John C.Frémont com um exército de sessenta homens armados e tomou o comando das forças combinadas. Com essa força, Frémont venceu as tropas do general José Castro na Batalha de Olompali. O passo seguinte foi proclamar a Califórnia como mais um estado dos Estados Unidos.

Os Estados Unidos, com essa conquista, ganharam mais do que terras, porque poucos anos depois foram descobertos ricos depósitos de ouro na Califórnia (e pouco depois também no Colorado e em Nevada). A região povoou-se rapidamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário