terça-feira, 8 de setembro de 2015

ELIZABETH  II


Dia  9  de  setembro  de  2015 vai ser uma data histórica para a rainha Elizabeth II e para o Reino Unido. Vejamos por quê.
A rainha Elizabeth II nasceu em Londres em 21 de abril de 1926. Ela não é pouca coisa; ao contrário, ela é muito poderosa. Para começar, ela é rainha do Reino Unido, formado pela Inglaterra Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Além disso, ela 

- é também a rainha de quinze outros estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações.
- é chefe da Commonwelth (Comunidade de nações), formada por 53 países, quase todos ex-colônias inglesas.
- -é comandante-chefe das Forças Armadas do Reino Unido.
- e para completar é também a Chefe Suprema da Igreja da Inglaterra e alguns reinos em ela ainda possui o título de Defensora da Fé.
Resultado de imagem para elizabeth ii
Rainha Elizabeth  II

A primeira rainha inglesa com esse nome foi Elizabeth I, que foi também a primeira mulher a governar a Inglaterra (que incluía a Irlanda) e exerceu um poder praticamente absoluto; governou desde 1558 até sua morte, em 1603.
O Estado que a segunda Elizabeth governa é bem diferente. Hoje, não há mais absolutismo, mas sim um país democrático, sob a forma parlamentarista. E nesse Estado, Elizabeth ocupa “apenas” a função de chefe de Estado. A função de governar (ou seja, exercer de fato as tarefas de governar), embora seja oficialmente um dever seu, ela delega a um primeiro-ministro, seguindo uma tradição iniciada há 200 anos por seus antecessores. O primeiro que exerceu o cargo de primeiro-ministro em seu reinado foi ninguém menos que o veterano político Winston Churchill.
O primeiro-ministro é sempre o líder de um dos dois grandes partidos ingleses que vence a eleição. Depois de eleito, ele deve comparecer à presença da rainha, para o beija-mão e receber oficialmente o convite para exercer o cargo de chefe do governo da rainha, e torna-se então o novo primeiro-ministro.

Elizabeth II ascendeu ao trono em 6 de fevereiro de 1952, após a morte do pai, o rei George VI. Nesse momento a Grã-Bretanha ainda tinha um império monumental, mas nas décadas seguintes o número de membros do império britânico variou bastante já que certos territórios se tornaram independentes e outros se tornaram repúblicas. Atualmente, Elizabeth II ainda é rainha da Jamaica Barbados, Bahamas Granada Papua-Nova Guiné, Ilhas Salomão, Tuvalu, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Belize, Antígua e Barbuda e São Cristóvão e Nevis.
Ela se casou com Philip Mountbatten, cinco anos mais velho do que ela, em 1947. Com o casamento, ele se tornou “Sua Alteza Real” e duque de Edimburgo. Uma curiosidade: assim como a esposa, ele também trineto da rainha Vitória.

Recentemente, Elizabeth transferiu alguns de seus deveres para o Príncipe Charles, mas ela permanece no poder, com cerca de 430 compromissos durante o ano e concede ajuda a mais de 600 programas e organizações de caridade.
Elizabeth II é a mais velha monarca britânica de todos os tempos. O recorde pertencia, antes, à rainha Vitória (que viveu entre 1819 e 1901). Viveu, portanto, 81 anos, sete meses e vinte e nove dias. Faleceu em 1901. Essa idade, sua trineta Elizabeth II alcançou no dia 20 de dezembro de 2007. E dia 9 de setembro de 2015, Elizabeth II deverá superar sua trisavó, no recorde do mais longo reinado.

Em 2013, Elizabeth celebrou outro grande evento. Seu neto William e sua esposa, Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, tiveram seu primeiro filho, George Alexander Louis – conhecido oficialmente como Sua Alteza Real Príncipe George de Cambridge – em 22 de julho de 2013. Em 2 de maio de 2015, ambos tiveram uma filha, Charlotte Elizabeth Diana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário