domingo, 6 de setembro de 2020

UM AVISO AOS INGÊNUOS: A revolução dos bichos

 UM AVISO AOS INGÊNUOS.

George Orwell foi um escritor inglês falecido em 1950, aos 46 anos de idade. Na juventude, foi um ardoroso militante socialista, que chegou a lutar na Guerra Civil espanhola contra os fascistas do general Franco.
Na maturidade, desiludido com os rumos que o socialismo havia tomado, tornou-se um crítico de todas as formas de ditadura, fosse de direita ou de esquerda. Em 1945, publicou o livro "A revolução dos bichos", uma sátira ao regime socialista então em vigor na extinta União Soviética.
Nesse livro, Orwell imagina que os bichos de uma granja na Inglaterra se revoltam, expulsam seu dono e assumem o controle da propriedade. Escreveram, então, uma lista com os 7 mandamentos da nova sociedade socialista do bichos, cujo primeiro mandamento dizia
- “Todos os animais são iguais”.
Também distribuíram as tarefas. Aos porcos, reconhecidamente os mais capazes, coube a administração da granja e aos cachorros a manutenção da ordem. Aos demais, o trabalho e a produção. Aconteceu que, com o passar dos tempos, os porcos se atribuíram vários privilégios e os demais bichos não se atreviam a protestar com medo dos cachorros.
Um dia, porém, uma cena inusitada surpreendeu a todos os bichos: um porco caminhava sobre as duas patas traseiras e, o que era mais surpreendente, trazia nas mãos um chicote!
Os bichos cochicharam entre si, achando aquela cena muito errada. Então, resolveram consultar a velha lista dos 7 mandamentos que ficara afixada numa parede do celeiro. E só então se se deram conta de que os mandamentos haviam sido reduzidos para apenas um, que dizia:
- “Todos os bichos são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário