segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

NOK,  UMA  INTERESSANTE  CULTURA  AFRICANA


Os povos do oeste africano foram capazes de criar e desenvolver técnicas artesanais e artísticas muito elaboradas. As estátuas em terracota e o trabalho em metal, madeira, marfim, ouro, tecidos e vidro dessa região eram admirados em toda a África Subsaariana.

Historiadores consideram que essa requintada tradição era herdeira da surpreendente cultura nok, a mais antiga sociedade agrícola, até agora conhecida, que existiu na África Subsaariana. Graças ao trabalho dos arqueólogos, sabemos que essa civilização durou mais de mil anos, entre os séculos VI a.C. e VI da Era Cristã, sem que se conheçam as razões de seu desaparecimento.

Ela recebeu esse nome porque é assim que se chama a localidade onde objetos artísticos, foram encontrados machados e outros instrumentos de pedra polida. Entre os achados que correspondem aos últimos 300 anos de sua história, foram encontrados também utensílios de ferro. Deduziu-se então que a civilização nok pertenceu à época em que teve início a Idade do Ferro na África Subsaariana.



Um comentário:

  1. Divalte, em visita ao museu de ciências naturais em NY eu tive a oportunidade de ver replicas dos fornos de fundição de metais destes povos, e também replicas dos objetos.

    ResponderExcluir