segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

ALIMENTOS  QUE  VIAJARAM  ENTRE  A  ÁFRICA  E  A  AMÉRICA

  Os africanos escravizados, além de terem contribuído com seu trabalho para construir as colônias da América, fazendo-as render, deixaram uma contribuição enorme no terreno da cultura, especialmente na música e na dança. Isso já é bem sabido. Hoje, porém, pesquisas botânicas e históricas revelam que sua contribuição foi ainda maior: eles trouxeram consigo diversas plantas, que entraram no cardápio dos habitantes da América.

O sorgo, o quiabo, o feijão-macassar, o gergelim, o dendê, a pimenta-malagueta, o tamarindo, o milhete e várias outras plantas vieram com os africanos. Até uma variedade de arroz originário da África (espécie Oryza glaberrima) foi cultivada nas Américas, inclusive no Brasil, mas depois foi substituída pelo arroz de origem asiática.

Em sentido inverso, várias espécies vegetais foram levadas da América para a África. Fizeram esse percurso o milho, a batata-doce, amendoim, cacau e diversos outros alimentos, com destaque para a mandioca, que hoje é cultivada do sul do Saara até o sul de Angola e Moçambique.

(Veja mais em: https://super.abril.com.br/historia/as-plantas-viajantes-a-imigracao-dos-alimentos-pelos-mares/)

Um comentário:

  1. Em Angola cultiva-se muito o milho branco com o qual fazem uma especie de polenta/pure consumido em larga escala.

    ResponderExcluir