terça-feira, 15 de setembro de 2015

CIVILIZAÇÕES PRÉ-COLOMBIANAS. O legado.

Quando da chegada dos europeus, o continente americano estava inteiramente ocupado por inúmeros povos que apresentavam enormes diferenças culturais entre si.

1) Na Mesoamérica, destacavam-se os maias e os astecas, herdeiros, por sua vez, das inúmeras contribuições deixadas pelos que os antecederam. Fizeram uso de alguns metais. Desenvolveram calendários, sistemas de escrita e de numeração.. O legado dessas civilizações está presente a) na população dos países da região, diretamente descendentes de maias e astecas; b) nas cidades que construíram, cujas ruínas são que hoje objeto de estudos e visitação; c) nas obras artísticas, literárias e científicas, que sobreviveram à conquista; d) nos alimentos que cultivavam e que passaram a ser consumidos incorporados universalmente, tais como o milho, tomate e o cacau.

Numa grande parte dos Andes, encontrava-se império inca, que unificou a longa tradição cultural anterior e ao mesmo tempo unificou os diversos povos e culturas existentes na região, por meio de estradas e de um serviço de comunicações. Desenvolveram o calendário, dividido em doze meses, e trabalhavam o cobre e o bronze, e até mesmo a platina. Seu legado inclui a) a numerosa população que mantém viva a tradição pré-colombiana, inclusive falando idiomas de seus ancestrais, tais como o quíchua e o aimará; b) na criação da alpaca e da lhama, que continuam, ainda hoje, a fornecer lã e servir de meio de transporte para as populações andinas; c) nas ruínas de suas imponentes cidades, tais como Cusco e Machu-Picchu; d) no uso de alguns produtos de sua agricultura, destacando-se a batata, cujo consumo se difundiu por quase todo o mundo.

Vista de Machu Picchu, no Peru


3) No território que formou o Brasil, encontravam-se inúmeros povos, entre os quais os tupis-guaranis. Viviam dos produtos fornecidos pela natureza e de uma incipiente agricultura. O legado indígena, presente em nossa cultura, é muito  grande: a) nos muitos povos indígenas presentes no Brasil, conservando, em grau maior ou menor, a autonomia étnica e cultural; b) na alimentação dos brasileiros que incorporou muitos produtos e hábitos das sociedades indígenas, destacando-se a mandioca e seus diversos derivados (a farinha, o polvilho, o mingau, a tapioca, o beiju, etc.), o caju, o mamão, o abacaxi, o cará, o milho, a abóbora, o amendoim, a erva-mate, etc.; c) na longa lista de plantas e ervas conhecidas dos índios, e que ultimamente vem sendo disputadas pelas indústrias farmacêutica e de cosméticos; d) em costumes da população, como é o caso do hábito do banho diário ou de dormir em rede; e) nas muitas palavras de origem indígena presentes em nosso vocabulário; f) em certas técnicas, tais como os trançados de fibras, os instrumentos musicais e de pesca, a canoa cavada no tronco, o pilão, etc.

Algumas heranças tiveram efeitos problemáticos. Uma delas é a prática da coivara (a queimada), que os indígenas brasileiros utilizavam na limpeza da terra para suas pequenas roças, e que passou a ser utilizada pelos agricultores brasileiros em larga escala. Outra é o consumo do tabaco, que entre os povos pré-colombianos era feito em ocasiões cerimoniais. Difundido por todo o mundo, o consumo do tabaco deu origem a um poderoso setor da indústria, causando inconvenientes que vêm sendo apontados cada vez com mais ênfase.

Sem pretender esgotar a lista do legado das civilizações pré-colombianas, é preciso acrescentar a contribuição que deram (e ainda dão) ao fornecer valores de vida, padrões estéticos e modelos de sociedade, cujos méritos vêm sendo cada vez mais reconhecidos em nossos dias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário