quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A  REVOLUÇÃO  INGLESA  DO  SÉCULO  XVII


As transformações que ela provocou no país


A Revolução Inglesa de 1640 derrubou a monarquia e decapitou o rei, 
implantou uma ditadura – o Protetorado –, extinto pouco depois da morte de Oliver 
Cromwell, líder da revolução. A monarquia foi, então, restaurada. Afinal, nem tudo 
voltou a ser como antes. Entenda por quê.


A Revolução Inglesa de 1640 transformou a estrutura política, social e econômica da Inglaterra. Destruiu o antigo aparelho de Estado, impondo limites ao poder real, submetendo-o ao poder do Parlamento, destruindo o Conselho Privado, a Câmara Estrelada, o Tribunal de Alta Comissão e os poderes locais de decisão baseados nos Juízes de Paz. Eliminou a autonomia financeira do poder real, confiscando--lhe as propriedades e transformando o próprio conceito de propriedade, surgindo a noção de propriedade privada individual e absoluta [...].

O Parlamento, transformado no órgão mais importante do governo inglês,
inaugurou o sistema parlamentarista, em que "o reina, mas não governa" 
O poder mudou de mãos. Ele, que fora exercido até 1640 pelo Rei em termos pessoais e pela aristocracia por delegação, agora passava aos domínios da pequena nobreza rural, a gentry, identificada com a burguesia mercantil [...].
No plano ideológico a Revolução Inglesa abriu espaço para um novo comportamento político dos puritanos, a emergência do liberalismo, a afirmação do individualismo e da teoria do contrato [...].
Em termos sociais, tivemos a transformação da antiga aristocracia, cujos bens foram confiscados ou severamente taxados, de tal forma que tiveram de alienar parte de suas propriedades para conservarem uma pequena porção [...]. O antigo clero anglicano, de tão fundamental importância para a sustentação do absolutismo, foi privado de seus bens e, portanto, de sua autonomia [...].

As mudanças no campo beneficiaram a pequena nobreza rural, a
gentry. Essa  classe e a burguesia mercantil incrementaram a mudanças
que conduziram a Inglaterra na direção do capitalismo industrial. 

No plano econômico, a grande transformação se deu na estrutura agrária. O antigo protecionismo dispensado pelos reis aos camponeses, impedindo os cercamentos, caiu por terra. Foram cercados os open fields e as common lands, criando-se grandes propriedades nas quais se faziam investimentos capitalistas, proletarizando as relações de trabalho no campo, intensificando a divisão social da produção, dinamizando os procedimentos técnicos [...].
Arruda, José Jobson de Andrade. A Revolução Inglesa. 3. ed. São Paulo:
Brasiliense, 1988. p. 89-92. (Col. Tudo é História).


Nenhum comentário:

Postar um comentário