quinta-feira, 24 de julho de 2014

A FILOSOFIA DE AUGUSTE COMTE

O positivismo e sua influência no Brasil

Criado na França por Auguste Comte (1798--1857), o positivismo constituiu uma corrente de pensamento filosófico caracterizado por inabalável confiança nas ciências. De acordo com ele, a humanidade teria atingido, no final do século XIX, seu último estágio de desenvolvimento, no decorrer do qual se afirmariam a industrialização e o conhecimento racional-científico. 

O positivismo teve notável influência no pensamento político brasileiro a partir de 1870. Contrários ao liberalismo, à Monarquia e ao sufrágio universal, os positivistas defendiam a instauração de uma ditadura republicana que promovesse a educação para todos e incorporasse o proletariado à sociedade.


Atraídos por essas ideias, muitos militares brasileiros abraçaram o positivismo como ideologia e instrumento de ação. Mesmo os que não aderiram a ele, caso de Floriano Peixoto e de Deodoro da Fonseca, sentiram-se seduzidos pela proposta de “ditadura republicana”, que caía como uma luva em suas aspirações de estabelecer um governo centralizado e tutelado pelo alto comando militar.


O grande divulgador dessa ideologia entre a jovem oficialidade do Exército foi o tenente-coronel Benjamin Constant (visto na imagem), professor da Escola Militar e autor do lema Ordem e progresso, estampado na bandeira da República brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário