sexta-feira, 18 de julho de 2014

O INÍCIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

No início do século XX, era grande a rivalidade entre as grandes potências da Europa, provocando uma corrida armamentista entre elas.

O surgimento dos blocos
Esse clima deu origem à formação de dois blocos antagônicos de nações. O primeiro a surgir foi a Tríplice Aliança, que reunia a Alemanha, a Austro-Hungria e a Itália. Logo depois, foi formada a Tríplice Entente, aliança militar entre a Inglaterra, a Rússia e a França. para a guerra. Faltava apenas um pretexto para iniciar o confronto, e este surgiu no dia 28 de junho de 1914, quando um estudante sérvio assassinou a tiros o herdeiro do trono austríaco, o arquiduque Francisco Ferdinando, e sua esposa, na capital da Bósnia, Sarajevo.


O efeito dominó
A teoria do dominó utiliza a imagem de uma peça derrubar a seguinte e sugere a ideia de um efeito ser a causa de outro efeito. Assim aconteceu no momento do assassinato do príncipe.
A Áustria culpou a Sérvia pelo assassinato e exigiu providências em relação ao caso. O governo sérvio não encontrou uma saída conciliatória que serenasse os ânimos depois do atentado, e a Áustria imediatamente declarou guerra à Sérvia.
Em 30 de julho, a Rússia mobilizou suas tropas contra a Áustria, em apoio à Sérvia. Em resposta, a Alemanha entrou em guerra com a Rússia, para cumprir seus compromissos com a Áustria. No dia 3 de agosto, a Alemanha declarou guerra à França e, no dia seguinte, deu início à sua ofensiva, invadindo o território da Bélgica, um país neutro. A violação da neutralidade belga foi o motivo alegado pela Inglaterra para declarar guerra à Alemanha, em 4 de agosto. Em Roma, o governo italiano se recusou a entrar no conflito, argumentando que seu compromisso com a Tríplice Aliança era apenas defensivo.
O governo alemão planejava derrotar a França rapidamente com um ataque fulminante, para depois voltar suas forças contra a Rússia. Com isso queria evitar uma luta prolongada em duas frentes ao mesmo tempo. A ofensiva alemã, contudo, foi detida na batalha do rio Marne, em 1914. A batalha inaugurou a chamada guerra de trincheiras, na qual as forças inimigas se fixavam por longo tempo, frente a frente, em abrigos cavados na terra e protegidos por arame farpado, denominados trincheiras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário